Pastores ruins? Ovelhas tambem

12
741
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Fabrício de Oliveira

Assine o Blesss
Fui fazer uma visita para uma família que gosto muito esses dias. Fazia tempo que não ia lá. Embora não nos vejamos com frequência, o que nos liga é muito maior que as atividades que nos cercam e facilitam a distância. Foi muito bom ter ido.

Num determinado momento, um comentário surgiu em nossa conversa. Um deles disse sobre a mudança de valores de alguns pastores. Ele me dizia de como parte dos pastores estão preocupados cada vez menos com as pessoas e muito mais com fama, dinheiro, poder e sucesso.

Sabe de uma coisa? eu concordo com ele, essa é uma realidade. Mas como tenho aprendido que toda história tem pelo menos dois lados, quero acrescentar algo a esse comentário. É importante destacar que o interesse principal, pelo menos deveria ser, de qualquer pastor é o bem-estar de suas ovelhas, mesmo que isso custe o seu próprio bem-estar. Se a vida desse pastor está focada nos seus próprios interesses e usa todos os meios para alcançá-los, posso adjetivá-lo como ruim; isso mesmo, um pastor ruim.

Mas, como disse que toda história tem pelo menos dois lados, faço então o meu adendo ao comentário do meu precioso amigo: As ovelhas também são. Assim como parte dos pastores, e temo que seja a maioria, são ruins, as ovelhas, grande parte delas, também o são.

As pessoas que enchem os templos não estão muito preocupadas com a vida dos seus pastores, porque a vida deles lhe servem de alicerce e muitas vezes de consolo. Além do fato de que as pessoas estão mais interessadas em desenvolverem sua espiritualidade e não sua vida espiritual. Porque há diferença, pode apostar.

As pessoas não gostam de dar satisfação das suas vidas. Vivemos na era do “cada um corre atrás do seu” e ter um pastor de verdade atrapalha. As pessoas, não quero generalizar, querem desenvolver sua espiritualidade do seu jeito. Querem ir para um templo, cantar algumas músicas, ouvir uma bela palestra que lhe seja agradável aos ouvidos, porque senão procuram um outro lugar onde se “adaptem melhor” e seguem suas vidas do “cada um corre atrás do seu”. Até preferem que os pastores tenham outros focos que não seja as suas vidas. Dessa forma, eles são pastores só aos domingos e só aos domingos elas são ovelhas.

Portanto, entramos num dilema muito conhecido e divulgado por uma fabricante de biscoitos: “Os pastores são ruins porque as ovelhas são ruins?, ou as ovelhas são ruins porque os pastores são ruins?” Acho que uma coisa acabou levando a outra.

Pastores são ruins? As ovelhas também.

***
Fonte: Fabrício de Oliveira

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

12 COMENTÁRIOS

  1. este assunto é muito real pois eu ja notei isto em muitas pessoas, eles nao estão afim de ser cristão de verdade!
    sofrer pelo evangelho de cristo nunca passa pela cabeça, querem apenas benção, falo pois sei de casos como este na minha familia tanto de membros omo de pastores.

  2. Oi, parabens pelo post. Já faz algum tempo que seu blog é indicado no meu, mas vejo que o msmo não acontce com o meu na sua página. Gostaria de saber se vc se interessa em continuar sendo indicado por mim, e se quer fazer uma parceria de indicação colocando-me em seu blog. Me responda por favor, seja positiva ou negativa a resposta.

    Deus te abençoe sempre.

    Joelson Gomes.

    http://gracaplena.blogspot.com

  3. É verdade que tanto "ovelhas" quanto "pastores" hoje em dia são, em boa parte, lastimáveis. Mas eu observo uma falha no tipo de argumentação usada pelo autor. Esquece-se de que a responsabilidade maior é sempre daquele que ocupa cargo de maior relevância, ou, o famoso "a quem mais é dado, mais é – ou será – cobrado". O autor passa a impressão de que a prevaricação da maioria dos atuais "pastores" em relação ao seu ofício pode ser justificada pelo comportamento leviano ou descompromissado de seus liderados. Não é verdade. Se fosse assim, os profetas (os de verdade)do Antigo Testamento, por exemplo, seriam também um "bando de vendidos", de displicentes, porque a grande maioria do povo de Israel (figurativamente, suas "ovelhas")não estava nem um pouco se inportando com o que eles diziam, e não raro, os reprimiam violentamente por causa disto. Entretanto, o escritor do texto que comento parece sugerir que, "como as 'ovelhas' não querem nada com nada, então os pastores entram na onda e também não fazem a parte deles". Isto é inaceitável. Considero uma apologia à leviandade. É exatamente o mesmo que dizer que "como fulano não faz a parte dele, eu também tenho o direito de não fazer a minha". Não, meu caro, cada um responde por si, e, como todo mundo aqui sabe, a salvação é individual. Não planeje chegar lá no céu com essa disculpinha programada, porque eu tenho a impressão de que ela não vai colar…

    Abraço, Leonardo. Parabéns pelo blog.

  4. Sabe?…Deveriam ser canonizados alguns escritos do Nietzsche. Principalmente aqueles sobre o instinto do desejo de poder que caracteriza todo homem. Sim! Todos nos ovelhas desejamos ser Pastor, (e ai reside todo esse mal) queremos o poder de qualquer forma! Seja o poder da liderança ou o poder de influência que se exerce na critica contra os lideres dominantes na igreja. Sinto que no futuro,Todos nos, jovens emergentes e críticos implacáveis da corrupção do evangelho, seremos feridos com o ferro com que ferimos os que hoje estão no comando. Porque de uma forma ou de outra, lá!…nao mais como ovelhas mas como pastores, é nos que estaremos no poder, ou pior: é o poder que estará em nos.

  5. È verdade Fabrício, vc tem toda razão. Quando Li seu artigo lembrei do que diz Tm 4.3,4: "Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências;E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."

    Parabéns pelo texto, está ótimo!
    Thiago Holanda
    http://www.thiagoholanda.tk

  6. É lógico que o juizo de Deus começa pelo altar, pelos pastores,que devem ser exemplo dos fieis,não primeiramente as ovelhas;pois como diz a escritura: toca no pastor e o rebanho se dispersará .Agora é mister que se diga que pastores mercenários,têem muitos consumidores de religião(campanhas de vitórias,bençãos,etc.) travestidos de ovelha,ou seja,ovelhas ruins,como queiram.Eu não tenho dúvidas de que A CRISE É DE LIDERANÇA.E também não tenho dúvidas de que hoje, é mais fácil um pastor ser usado pelo Diabo do que por Deus,pois a maioria já decretou a morte do texto de passagens bíblicas escritas por Aquele que nunca pecou e em sua boca nunca se achou engano, Jesus Cristo,o Santo !A maioria dos pastores são cegos guiando cegos, fazer o quê ???

  7. Concordamos em gênero, número e grau. Nosso pastor, que é um presente de Deus pra nossas vidas, reclamou outro dia que uma destas "ovelhas de domingo" soltou um comentário dizendo que se ela está passando luta em casa, é porque o pastor está orando pouco pela igreja. Tem cabimento uma coisa dessas?
    Gostaria de convidá-los a nos fazer uma visita, já somos teus seguidores. Deus abençoe e continue prosperando este trabalho no Senhor. Abraços!

  8. A abordagem do texto é interessante, mas não é bíblica, por generalizar, passa a idéia de que todas as ovelhas de um pastor ruim são ruins também.

    Não é o que está escrito na Bíblia, no livro de Ezequiel:

    2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

    3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

    A obrigação do pastor é pastorear as ovelhas e não a si mesmos. Ele se alimenta da gordura das ovelhas, se veste da lã delas, mata o cevado, que deveria ser consagrado a DEUS, mas não apascenta as ovelhas.

    17 ¶ E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.

    É o Senhor quem julgará entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Para eles não basta pastar os bons pastos, mas pisam o resto com os pés, esmagam, sujam, destroem o alimento que deveria dividir com as ovelhas famintas.

    Não basta beber das boas águas, mas suja, o resto com os pés, poluindo a água que será bebida por outras ovelhas sedentas.

    18 Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?

    São os que se alimentam da Palavra, conhecem a Palavra, mas pisam a Palavra de propósito para que outros não sejam alimentados por ela. Bebem da água limpa, mas emporcalham para que outros não bebam água limpa.

    19 E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés.

    Quem faz isso são aquelas ovelhas gordas, que estão há muitos anos na igreja. Já se alimentou tanto da Palavra e bebeu tanta água, que ficou cheia, mas não pregou, não evangelizou, não ensinou.

    Ezequiel 34:20 Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.

    A ovelha fica gorda, cheia de soberba e arrogância, olha para a ovelha magra que acaba de chegar na igreja com desdém.

    21 Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.

    É assim que agem as ovelhas gordas, os carneiros e os bodes, comem e bem do bom e do melhor. Olham para as pequeninas ovelhinhas que chegam como ladras do seu pasto e do seu rio; e se põem a empurarrar as pobres ovelhinhas para fora, a esconeá-las, a espalhá-las para fora da Igreja do Senhor JESUS.

    Se o pastor estivesse atento, nada disso aconteceria, se ele verdadeira mente apascentasse as ovelhas, ele mesmo iria até as ovelhinhas fracas, e ele mesmo as alimentaria e daria água para elas beberem.

    Foi o que JESUS fez e é o que JESUS faz:
    alimenta e sustenta toda ovelhinha magra, todo aquele que tem fome; e aquele que tem sede…

    JESUS dá tanta água para ele que do seio dele jorra rios de água viva. O pão e a água que JESUS dá não causa obesidade, mas multiplicação de pão e água para muitos.

  9. A Glaucia buscou exatamente o texto que eu tinha em mente, Ezequiel 34… nao precisa traducao, nem interpretacao, nem revelacao, esta claro, clarissimo, e so' nao entende quem nao quer.
    Ele fara separacao entre ovelha e ovelha, extamente como faz um pastor no campo com seus animais.
    Ainda um dia desses em um estudo Biblico que fazemos, ouvi a infeliz frase de alguem: "Porque e' que vou engordar o burro dos outros quando posso engordar o meu burro?", se referindo a alguma ajuda que poderia estar recebendo de alguem e compartilhando com alguem mais necessitado.
    "Levar vantagem" virou sinonimo de bencao…
    Infelizmente esse e' o evangelho incutido na mente e na vida desses nossos queridos irmaozinhos.

  10. Boa noite amigos!

    Sou o autor desse texto e me alegrei muito com os comentários. Gosto de quando o que escrevo gera reflexão. Nem precisa ler com atenção para ver que não generalizo, apenas constato um fato. Fato que já era em 2007 quando escrevi, fato quando os comentários foram postados em 2009 e fato agora em 2010.

    As ovelhas continuam as mesmas só que agora elas querem ser os "pastores"porque muita gente confunde carisma com chamado. Pena.

    Beijo carinhoso no cora;cão de todos.

  11. IMAGINEM SE JESUS FALASSE PARA O CEGO,TEM DINHEIRO AI ? VOU COMEÇAR COM 50,00 AGORA É 20,00 NÃO TEM VINTE TRAGA QUANTO VC TIVER .Ó NÃO TENHO NADA! É AI QUE JESUS ENTRA ,VOCÊ NAO TEM NADA ,EU TE DOU CURA ,A SALVAÇÃO ETERNA E MUITO MAIS BREVE VOU PAGAR POR TUDO ISSO .
    Um dia, um menino andando pelo mundo encontrou um tronco de madeira que não servia para nada, destruido pelo tempo sol, chuva, vento frio, etc.Mesmo assim pegou aquele tronco e começou lapidar e foi lapidando até que deu forma e ali estava um lindo barquinho.Ele pegou aquele barquinho e começou brincar na praia, de repente, veio uma forte onda e o barquinho foi se perdendo no mar, o menino gritava:- barquinho volta por favor não me deixa; barquinho volta pra mim.Ele começou chorar quanto mais gritava mais longe ficava do barquinho, até que ele se perdeu por completo.O menino ficou tão triste e o seu pai lhe perguntou: o que ouve meu filho?- pai, eu fiz um barqhinho mas ele se perdeu de mim.o Pai vendo a tristeza de seu filho o levou para lugares lindos e lhe disse: – filho tudo o que vc quizer eu posso te dar não chore mais ,olhou para o pai soluçando disse eu sei meu pai, mas, só quero meu barquinho de volta.Foi ai que ele deu um grito meu barquinho, lá papai, preso atrás daquela vitrine é o meu barquinho! O pai do menino aproximou e disse: – ei quanto vale esta obra? aquele personagem sorriu e disse: – esta obra não tem preço! O menino ficou feliz e falou olha pai eu posso pagar este valor! O mercador retrucou com o menino: – vc vai pagar com o teu sangue por isso ai? Ele pagou o preço pegou o barquinho apertou em teus braços e disse: – barquinho meu barquinho sempre te amei mas agora te amo muito mais primeiro te amei porque te fiz agora te amo porque te comprei! Não vou comentar, vc sabe quem são os personagens desta ilustração ? Ok então vc sabe o seu valor!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui