Obreiros da Igreja Universal agridem epiléptico em culto de libertação

21
774
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a decisão que condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a indenizar, em 50 salários mínimos, Higino Ferreira da Costa. Aposentado devido à epilepsia, Costa acusa a Igreja de agredi-lo sob o pretexto de realizar um “exorcismo”.
No caso, Costa afirmou que, ao passar mal na frente de um dos templos onde a Universal realiza seus cultos, foi submetido a uma sessão de exorcismo. Disse, ainda, que os “obreiros” da Igreja o teriam levado para o altar, onde acabou desmaiando e teve várias convulsões.

O aposentado declarou, ainda, que após a sessão de exorcismo, foi conduzido ao banheiro e agredido a socos e pontapés. Além disso, os pastores teriam subtraído de seu bolso a quantia que havia retirado do caixa eletrônico antes de passar mal.

Assine o Blesss

Em primeiro grau, o pedido de indenização foi negado. Ao julgar a apelação, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Universal ao pagamento de 50 salários mínimos vigentes ao tempo do pagamento. “Não se pode negar que a agressão sofrida pelo apelante e perpetrada pelos obreiros da apelada, com a finalidade de praticarem com ele algum tipo de exorcismo, implica dor e humilhação, passíveis de reparação na esfera civil como dano moral, previsto no próprio texto constitucional”, decidiu.

No STJ, a defesa pretendia o seguimento do recurso especial interposto por ela para afastar a condenação em danos morais.

Ao decidir, o ministro Salomão afirmou que é vedado, ao Tribunal, rever os fundamentos que levaram o TJSP a entender ter sido comprovado o dano moral que deu causa à indenização (Súmula 7/STJ).

***
Fonte: Memes Jurídico

Comentário do Púlpito Cristão:

Já faz tempo que nós estamos a denunciar os exageiros cometidos nas sessões de libertação e descarrego. Nos cultos da IURD é comum ver as pessoas sendo levadas para o altar e expostas a situações ridículas, muitas vezes sendo agredidas fisicamente.

Tal atitude não é exclusividade da Universal do Reino de Deus. Muitas igrejas pentecostais e neopentecostais também tem cometido exageros no que tange a área de “libertação”, conforme mostra o vídeo à seguir:

É tempo de que o Ministério Público investigue e aplique a devida punição a estes embusteiros. Não duvido nem por um instante da influência demoníaca sobre a vida das pessoas, conforme vemos ilustrada nas páginas do Novo Testamento, mas o que se vê hoje, em tais sessões de descarrego, está muito além dos limites bíblicos.

***
Leia também: Processaram a IURD (denovo!): Batendo no diabo!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

21 COMENTÁRIOS

  1. Meu pai dizia que uma vez o marido de uma irmã se fingiu de endemoniado e deu uma sura no pastor da igreja. Tinham que pegar uns quatro irmãos que soubesse algum tipo de luta marcial, para que se manifestassem numa reunião dessas, e de descesse o porrete nus pelo menos trezentos e dezoito pastores.

  2. EM RELAÇÃO A ATITUDE DA UNIVERSAL EM LEVAR O CAMARADA PRO BANHEIRO E BATER NO CAMARADA, FICAR INVENTANDO DEMONIOS PRA EXORCIZAR, JA TINHA ESCUTADO ALGUNS CASOS ASSIM… MAS GRAÇAS A DEUS QUE ESSE CARA FOI INDENIZADO… TOMARA QUE AGORA ELES CRIEM VERGONHA NA CARA E DEIXEM DE FICAR ENGANANDO O POVO…

    MAS ESSA DESSE VIDEO DE O CARA BATENDO "NU BICHU"…
    NÃO SEI O QUE É PIOR E MAIS DIFICIL DE ENGOLIR, ELE BATENDO NO "BICHU" O MANDANDO O POVO SOPRAR PRO "BICHU" IR EMBORA…

    FALA SÉRIO, ATÉ QUANDO VAMOS VER TANTA ABOBRINHAS…

  3. A Paz do Senhor! O grande problema de tudo isso, é que um grande número de pessoas não evangélicas generalizam este tipo de comportamento, como se todos os evangélicos agissem desta forma.
    É uma vergonha!

  4. Essa daqui eu tinha visto em 2006 no Portal G1:

    "15/09/2006 – 20h11m – Atualizado em 15/09/2006 – 21h15m

    IGREJA UNIVERSAL TERÁ DE INDENIZAR 'VÍTIMA' DE EXORCISMOImprimir Enviar por e-mail Receber Newsletter

    Tamanho da letra
    A-A+
    A Igreja Universal do Reino de Deus terá de indenizar uma doceira que durante uma sessão de exorcismo sofreu uma lesão permanente no punho. Decisão dos ministros da 3ª. Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que a igreja terá de pagar pensão mensal equivalente a 60% do salário mínimo e uma reparação por dano moral no valor de R$ 10 mil.

    De acordo com informações divulgadas pelo STJ, Marina Dias da Silva entrou com uma ação de indenização contra a Universal alegando que, durante um culto, um pastor teria dito que ela estava "possuída pelo demônio".

    Na sessão de exorcismo, pastor teria feito movimentos bruscos, levando-a a cair. Em conseqüência da queda, Marina fraturou o punho da mão esquerda. Mesmo diante das dores o pastor teria continuado a sessão, alegando que elas decorriam da permanência do demônio no corpo da doceira. Ele também teria batido a mão dela contra a cruz do altar, o que teria agravado a fratura e causado a lesão permanente.

    Por causa do problema, Marina alegou que não pode mais trabalhar como doceira. Com isso, disse que teve prejuízos materiais consideráveis. A Igreja Universal defendeu-se argumentando que a queda de Marina não teve relação com a sessão de exorcismo. Também sustentou que não ficaram comprovados os danos."

  5. Isso, para mim, não é novodade!

    A mãe de um conhecido meu,teve um AVC no banheiro quando estava tomando banho. Sabe o que aconteceu? Chamaram um pastor da IURD e, o imbecil, ao invés de levá-la ao hospital, a levou para a igreja e começou a sessão do descarrego… Enfim, depois de uma hora viram que o "encosto" não saía de jeito algum e resolveram levá-la ao hospital, porém, tarde demais. A mulher morreu 3 horas depois de dar entrada na emergência.

  6. é eu não sei onde Jesus estava com a cabeça, quando Ele, ao expulsar demônios, procurava tratar as vitimas do inimigo, de forma digna e respeitosa, procurando causar menos alarde possível Ex. quando seus dicipulos não poderam expulsar o demônio de um rapaz tornando seu estado pior , Jesus demostrou insatiisfação com seus dicípulos dizendo ó, geração incrédula e perversa até quando estarei convosco e vos sofrereis?

  7. O problema da epilepsia é muito sério, a minha família é acometida por esta enfermidade, é raro um filho de minha vó não ter tido um filho epiléptico e eu me tornei depois de adulta.

    Cansei de ouvir que era espiritual, e afirmo, que se não fosse pela medicação, muitos da minha família já estariam mortos.

  8. Quanta coisas que inventão da Igreja Universal, quando que voçes vão enteder que esta Igreja è de Deus.Que o diga os mais de 8 milhoes de membros só no brasil.

  9. ISSO NUNCA FOI NA IURD, PODE SER EM OUTRA IGREJA MAS NÃO NA IURD,SÓ QUEM JA PARTICIPOU DE UMA REUNIÃO SABE QUE ESTE VIDEO NAO FOI FILMADO NA IURD,A COMEÇAR PELO COMPORTAMENTO DO PASTOR. ISSO SE CHAMA PERSEGUIÇÃO, É NA PERSEGUIÇÃO QUE A IGREJA CRESCE MAIS.

  10. realmente o mal tem que se ajoelhar diante da luz,e jesus cristo é a luz,para gloria de DEUS temos pastores serios que dedicam a sua vida para liberta pessoãs de todo mal,pois jesus cristo é o senhor,então fogo no diabo na cabeça aõs pés,e gloria a DEUS.

  11. esse vídeo que colocaram; dizendo e defamando a iurd; nunca foi; e não é da universal. infelizmente tudo que é para denegrir a imagem do povo cristão sempre é manchete! infelizmente o povo evangelico não é unido; e ainda deixa suas bocas serem usadas pelo unimigo da discordia.que a paz do senhor seja com todos!

  12. Cristão

    O povo que fala mau da Igreja Universal não tem base nem conhecimento.
    A maioria nunca participou de uma reunião na igreja.
    Não sabe como é feito o trabalho social da igreja.
    Nem imagina como é feita a evangelização nas favelas.
    Falam mau, mas na verdade não deveriam ter nada a dizer.

  13. como é facil inventar coisas do tipo " fui agredido por obreiros " fui "roubado pela igreja " pior que tem tanta gente inteligente que acredita mais na mentira do que na verdade ! querem uma verdade ? – eu Alexandre fui roubado pelo Bispo Macedo ! sim ele me roubou das drogas e das patas do diabo !

  14. Gente, fui em um culto de libertação em uma igreja petencostal.
    Uma igreja pequena, humilde mas completamente lotada, até na rua….
    Bom, fui chamada para orar pois estava com um espirito maligno… e fui tremendo… caraca, bati o pé e disse: Não vou cair… Não vou cair na frente desse povo todo… e o pastor empurrando minha cabeça, com os dizeres: Sai demonio, sai demonio… e eu firme pensava: Que vergonha…. não vou me expor a esse ridículo.

    Bom, pode até haver unção, mas muita coisa é sensacionalismo, isso com certeza.

  15. A PAZ DO SENHOR!
    IRMÃO DISSE JESUS EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM.
    DISSE JESUS CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui