Quem não é achado pela graça, acaba caçando Deus

11
145
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por José Barbosa Júnior

… E então vinha o homem, ao entardecer, na viração do dia, remexendo entre arbustos e galhos de árvores maiores, quando de repente sua presa deu-se por vencida. “- Te peguei, Deus! Que coisa feia… fugindo de mim?”

Sei que todos nós sabemos que não foi assim, mas é a cena que vem a minha mente quando ouço falar no termo “caçador” de Deus. Um Deus acuado, sem ter pra onde correr senão para os braços daquele que lhe “acolherá”. Papéis invertidos? Lógico! Palavra deturpada? Sem dúvida alguma.

O homem sempre esteve em busca de Deus, sempre “caçou” Deus… e todas as tentativas dessa perseguição do elemento divino terminaram inexoravelmente em RELIGIÃO. A religião é isso: o homem em busca de Deus, uma busca desesperada, mediante esforço próprio, sacrifícios, na tentativa de prender esse mesmo Deus ao seu sistema de ritos, doutrinas e convenções humanas.

Assine o Blesss

A religião é, portanto, inerente ao ser humano. O vazio existencial, o buraco negro da alma em busca de algo que o possa preencher, tudo isso clama pela religiosidade. E ela então chega, como se fosse a salvação para o homem. O homem então se entrega na sua busca de Deus, fazendo dele a caça, o alvo a ser alcançado, atingido… para depois de preso, estar sujeito aos seus caprichos e deleites.

Porém, há algo novo, sempre novo. Chama-se Evangelho. Na viração da tarde, na ausência de cor para a continuação do dia, é Deus quem toma a iniciativa: “Adão, onde estás?”. A iniciativa da caça é dele! E não é uma caça para exterminar o objeto caçado. Somos alvo do AMOR de Deus. Essa caça é que nos traz vida! A salvação foi, é, e sempre será iniciativa de Deus. A cruz ressoa desde a eternidade… sobre a manjedoura de Belém já pairava a sombra de uma cruz, a cruz preparada desde a eternidade e sobre ela o cordeiro imolado por nós desde a fundação do mundo.

Isso é graça! Eu não mereço… eu não busco, eu não caço Deus. Ele me ama… me busca… me encontra…. me abre os braços… eu só descanso nEle… e a obra é ELE quem faz e continua fazendo até o dia dEle mesmo.

Fui seduzido e deixei-me seduzir. Fui preso na sua graça! Fui enclausurado em sua liberdade, não tenho como deixar de ser livre! Fui caçado na viração do dia… não sei o que é a noite sem Ele. Morri. Ele vive em mim!

***
Fonte: Crer e Pensar

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

11 COMENTÁRIOS

  1. Daniel Grubba,

    Confesso pra você que nunca li "caçadores de Deus". Até tentei, mas não dei conta. Se fosse há alguns anos atrás, com certeza ele estaria na minha cabeceira.

    Outra leitura que nunca fiz foi "A Cabana". Até baixei o livro, mas sinceramente ando sem paciência para ler mais uma obra de ficção inpirada em idéias teológicas "Relacionais".

    Acho que estou ficando velho, hehe.

    Abraço,

    Leonardo.

  2. Ruy,

    Na verdade, nem eu nem você queremos perder o controle da nossa salvação. A idéia de uma salvação manipulavel e iniciada por nós é tudo o que a humanidade sempre quis. Porém, o fato é que ninguém vem a Jesus se o Pai não o trouxer (Jo 6.44).

    Abraço fraterno,

    Leonardo.

    PS: Gostei do seu blog!

  3. Eu acredito que o título desse excelente texto deveria ser "Quem não se deixa achar pela graça, acaba caçando Deus".

    Os sinais da grandeza, da graça e do amor de Deus estão expressos na criação. Quem deixar-se encher por esses sinais, Deus lhes prescutará o coração e Ele se revelará a este. Romanos 1 e 2 puro e simples. Portanto quem não se deixa achar pela graça, não será achado pela pregação e nem pela teologia, no máximo se convencerá e convencimento não é experiência de fé, mas de razão.

    Paz!

  4. Gostei do "fui caçado na viração do dia"!

    Não sei como foi com as outras pessoas, mas eu estava completamente perdida e o Senhor me encontrou.

    DEUS me levou pro seu filho JESUS através de uma anúncio velho de jornal de uma casa pra alugar.

    Aluguei a casa e a dona da casa me levou para ouvir a Palavra de DEUS; pronto até hoje estou nessa: viciada, enebriada, enlevada, iluminada, e tudo e muito mais no Senhor JESUS.

  5. Tudo bem, pastor? Estou meio perdido na vida. Li em um blog que fumar maconha em papel de bíblia pode. Até contam uma história de amor… Isso é condenado? o nome é Fazenda Virtual…Fazenda eletrônica… sei lá

  6. Nossa!

    Acho que ter achado esse texto foi a resposta de Deus pra mim.
    Tem pelo menos três meses que tenho pensado dessa forma, e por pensar assim que não consigo mais me adaptar a "nenhuma igreja". As pessoas querem uma receita pra seguir Jesus. Elas ficam presas em religiões, usos e costumes, teorias.

    Fui eu mesma muitas vezes tentar caçar Deus! Mas sempre fui frustrada, isso não é possível!
    Há um derramamento de lágrimas, há um desespero por querer caça-lo, mas não o encontrar!

    Isso me fez vê-lo em coisas simples, onde nunca poderia encontrá-lo por causa de meus pré conceitos!

    Deus é amor!

    Não é fardo e nem julgo. Ele não traz culpa, ele não nos censura!

    Ele nos ama!
    Ele nos procura!
    Ele nos Liberta!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui