Marco Feliciano, parte 2: A invasão dos clones

16
471
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Cristiano Santana

Assine o Blesss
Marco Feliciano já colocou em prática o seu mais ardiloso plano: ele está fabricando clones, cópias fiéis de sua pessoa para dominar as igrejas evangélicas. Pude comprovar esse rumor ontem em minha igreja.

Ao chegar à casa do Senhor, ajoelhei-me tranquilamente e orei agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de estar em sua casa adorando-o. Quando fui sentar deparei-me com o pregador que tinha sido convidado. Ele tinha cabelos mais ou menos compridos, um anel de grau na mão, vestia um terno preto e por baixo um casaco da mesma cor, no lugar da camisa com gravata. Logo imaginei: “lembra bastante o Marco Feliciano”. Mas não dei muita atenção.

Quando ele assumiu o púlpito tomei um choque ao ouvir as suas primeiras palavras, num berro estridente: “Te prepara que hoje a tampa da chaleira vai voar”. Estarrecido preparei-me para o pior.

Acompanhei, ao longo daqueles difíceis minutos a perfomance desse clone do Marco Feliciano. Ele imitou o célebre pregador com perfeição, na entonação da voz, na alternância entre voz pausada e acelerada, na gesticulação, etc.

Ele usou de vários bordões e estratégias:

“Levanta o dedo profeta”
“Crente tem de cuspir fogo”
“Se você crê nisso levanta a mão”
“Se você ficar de boca fechada vai voltar mais vazio”
“Enche, enche, enche…”
“Quem quer se cheio?”

O problema é que os crentes da minha congregação não reagem a qualquer tipo de pregação. Eu mesmo, quando prego, me sinto como um garimpeiro procurando ouro, dá trabalho para extrair glórias e aleluias.

Não pude perceber nenhuma reação positiva na igreja. Acho que a maioria percebeu o caráter teatral da sua pregação abundante em gestos e berros, mas pobre em palavras.

Ele é mais um desses jovens (ele tem só 18 anos) que escolheram “viver da fé”. É um pregador itinerante que parece sobreviver da venda de seus DVD´s, pois os ofereceu no fim do culto.

Sinceramente, eu tenho pena desses indivíduos. Sinto muita tristeza pelo fato de eles terem escolhido esse caminho. É claro que ninguém peca pelo fato de desejar ser um pregador bem sucedido, mas escolher como paradigma a figura do Marco Feliciano é a mais infeliz das escolhas.

Além disso, eu percebi que se trata se um jovem ainda muito inexperiente como crente, como cidadão e como pregador. Deu uma vontade tremenda de aconselhá-lo. Pensei em pedir para ele voltar para a sua terra, estudar, buscar uma profissão, etc. Ele tinha vindo de Minas e estava indo para a Bahia pregar também.

Mais trágico do que isso é o fato de as próprias igrejas estimularem o surgimento desses tipos de pregadores. São os próprios crentes que alimentam seus sonhos irreais. É o próprio sistema evangélico quem está fabricando esses clones do Marco Feliciano.

***
Fonte: blog do Cristiano Santana
– Título Original: Clones do Marco Feliciano invadem igreja

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

16 COMENTÁRIOS

  1. O que eu acho mais absurdo é a lógica de tudo isso.

    Um pastor que vive de pregar em igrejas.

    O que isso tem a ver com o “ide”?

    No meu estado temos a televisão a cabo da Net.

    Se eu fosse dono da Net, qual o sentido de eu criar um marketing em bairros que os moradores já são assinantes da net?

    Isso é no mínimo burrice, e se o meu funcionário fosse convencido que isso era o correto, eu iria desconfiar de algum concorrente meu, algum inimigo, pois fazendo isso, meu funcionário iria trabalhar o mês todo sem produzir, sem trazer novos clientes, fazendo isso, sobraria mais para o concorrente, o meu inimigo…Entenderam o meu humilde ponto de vista?

    Isso p/ mim é mais uma artimanha do maligno, convenceu os lideres q esse tipo de trabalho é um trabalho válido para acrescentar algo no reino de Deus.

    A igreja já tem o seu pastor, as pessoas já aceitaram a Cristo, e precisa trazer um pastor de fora para pregar, e esse pastor cobra por isso, dinheiro das ofertas dos irmãos. Tem muitos lugares que ainda não foi pregado ou ainda não tem trabalho…hum, mas esses lugares não tem oferta especial para o pastor "missionário".

    Lamentável para não dizer diabólico.

    Não quero nem saber qto um animador de auditório, ops, um pastor desses conhecidos, cobra para ir numa igreja, mas acho difícil ser menos q o suficiente para dar uma cesta básica por mês por um ano para uma família.

    E por último, mais uma vez peço desculpas se alguém se sentiu ofendido pelo meu comentário. É o desabafo de quem cresceu nesse meio e viu o corpo de Cristo se transformar num grande frankenstein. Uma igreja sem unidade, nao se encaixa direito, as peças não combinam e olhando de longe, é assustador, não se vê Cristo, somente um corpo deformado pela ganância.

    Igreja virou empresa, pastor virou empresário e os membros são os clientes.

    PS: O texto acima não está generalizando, restaram sim ministérios sérios, mas a maioria deles em igrejas tradicionais, onde o pastor ainda sabe o que é uma exegese, uma hermenêutica e não usa texto fora do contexto.

    Abço

  2. Antigamente, fugia-se com o circo quando esse passava pela cidade, em busca de fama, glória e algum dinheiro para sobreviver;

    Depois em outra época tentava-se a carreira artística, quem sabe um músico, um ator ou um artista plástico na mesma busca, mas agora com uma remuneração melhor…

    Agora, na era dos pregadores performáticos que assim o são pois nada tem de profundidade interior para repartir, surgem os meninos que querem "viver da fé" em busca da fama, glória, uma igreja "próspera", carro importado, casa nos EUA, programa na TV, hotéis luxuosos, uma mulher para mostrar e outras para gozar, "muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender…"

    Clonagem não é algo novo no meio evangélico. Antes os pregadores se inspiravam na vida de pregadores como Billy Graham, Nilson Fanini, Manuel de Melo ou Enéas Tognini. Clonagem como vemos hoje começou com o Macedo, continuou com o Estevam, alastrou através do G/M 12 com o Terra Nova e agora chega na afetação Marcofeliciana, com a vantagem competitiva deste em colocar seu guarda-roupa ideal à venda pela sua grife, incrementando a possibilidade de uma dublagem perfeita de si no púlpito.

  3. Alex: visite meu blog e leia um texto chamado "Caixa de Ferramentas". Seu comentário combina com aquilo que lá escrevi. (se não me engano o Leonardo e o Ruy publicaram-no no seus blogs também, além do blog do Pava)

  4. È Lamnetável, triste mesmo, devemos ser uma vaso para conter a unção do espírito, não um vaso para conter a imagem do Homem, esta pessoas tem que ser autenticas e direcionadas pelo Senhor, não cópias de outras pessoas, mas o evangelho tem se tornado ultimamente um modismo onde se mostram pregadores bem sucedidos, ofertas suntuosas, teologias de Prosperidade, enfim tem se tornado status social ser pregador hoje, ainda mais com os popstars que tem na mídia vendendo até passagem de avião e estadia para Israel, infelizmente tem tranformado a obra de Deus e um mercantilismo e uma fonte de renda, a oferta muitas vezes de um irmãozinho que trabalha de sol a sol no fim do mês te se tornado passaporte para grupos de pastores darem um passieiozinho para Israel, ou para lugarea luxuosos, enquanto nossos missionários passam fome nos lugares onde estão, chega de hipocrisia, Senhor jesus Volta buscar seus escolhidos e desmascar-le esses lobos em pele de cordeiro que enriquecessem seus cofres através das ofertas de irmãos trabalhadores, não sou contra ofertar, desde que esse dinheiro seja enviado para a obra de Deus e não para sustento e luxo pessoal de pastores inescrupulosos, devemos investir na obra de Deus, como a igreja primitiva descrita em atos, só para terminar, tem cantoras gospels e cantores que hoje só querem andar de avião e cobrar cachês altissimos para cantar, por perderam o foco da adoração faz muito tempo, já se tornaram mundanos e não se dão conta disto.
    Volta Jesus.

  5. Acho que esse tipo de irmão simplesmente tem vontade de ser reconhecido, porque no mundo secular nunca foi uma pessoa aceita talvez por suas condições sociais não sei e quando encontram personagens como o Pr. Marcos espelham-se nele pelo mesmo motivo: sua posição no reino de D'us que talvez tambem não seja reconhecida e por isso tem que usar desses artificios pra se parecer grande. Mas esquece que Yeshua com sua simplicidade em 3 anos mostrou aos homens como deveriam se comportar e é uma pena que ele tenha lido tão pouco sobre o mestre pois o que se prega hoje muito pouco tem em comum com a mensagem do mestre.
    Na ultima igreja em que preguei a mensagem foi baseada em rm 12:2-21 quem puder ler essa passagem vai compreeder o que preguei. É justamente contra esse tipo de pregação na qual muitos pastores tem subido nos pulpitos e pregado que sou contra pois elas não fazem nossos irmãos mudarem seus pensamentos para construirmos um mundo melhor.
    Shalom

  6. É "Star Wars" dentro das igrejas,
    com o filme "A Guerra dos Clones".
    Episódio de hoje: O Leão do IR
    A Feiticeira APV
    O Guarda Roupa do MF

    Caramba, "Stars Wars" e "As Crônicas de Nárnia"
    os dois em um único filme e só -7,00 o ingresso!
    Tá barato demais.

    Vem o Leão do Imposto de Renda em cima, cobrando; eis que surge a Feiticeira Ana Paula se arrastando pelo chão pra amansar o Leão, que não é tão bravo, nem tão grande; daí o Marcos Feliciano pode colocar seu guarda-roupa todo a venda, para finalmente vestir todo o seu pessoas a sua imagem e semelhança.

    Essa não é pra rir não, é pra chorar mesmo.

  7. "Marco Feliciano já colocou em prática o seu mais ardiloso plano: ele está fabricando clones"

    Eu lamento, mas eu discordo dessa afirmação.

    Não acho Marco Feliciano exemplo de nada que preste ou seja desejável dentro do cristianismo, mas não creio que ele queira concorrentes. Não o considero sábio, humilde, sensato, exemplo, etc. Minha opinião.

    Eu acho que as pessoas, sim, é que, por falta de bons exemplos seguem tudo aquilo que a maioria tem por bom exemplo, porque vê sucesso financeiro a qualquer custo e de qualquer forma como bênção de Deus.

    Sabemos que Jesus não é – "evangelicamente" falando – exemplo algum para ninguém. Ele não era rico, ele não agradava todo mundo, ele não se punha como superior aos outros como ser humano, ele não construiu um império financeiro, não deteve poder secular, enfim – ele não foi nada que o povo de hoje aprecie ou queira imitar, porque ninguém quer ser servo de todos ou escravo de todos, portanto, para estes, sobra o querer imitar o resto.

    O evangelicalismo tem sido uma nação de fanáticos restos humanos por ter desprezado como Senhor Aquele que tem dignidade e que foi o maior exemplo de humanidade redimida: o Salvador Jesus.

  8. esperem, estamos vendo a ultima cartada final do mal, desmoralização total da igreja que deveria ser o símbolo de Cristo, aplaudam!! não tenham medo pois só ficará de pé aquele que realmente estiver na ROCHA, não tenham medo não se envergonhe de Cristo, não perca seu tempo tentando alertar ou mudar tal fato já esta previsto o golpe final do mal ……. MAS O INICIO DO PLENO TRIUNFO DO SALVADOR APOCALIPSE É SÓ O BOM COMEÇO PRA QUEM TEM CRISTO É CLARO.

  9. Aiiiiii Meu Deus…

    Olha…cada um tem seu pensamento não é
    Acho o que voce está fazendo pior…porque em vez de voce correr atras das almas, orar,pra que Deus faça conforme o que ele quer voce fica falando mal, julgando, coisa feia IRMÃO.

    Suellen

    Se eles estao fazendo isso problema é deles *(uaaiii)

  10. Não considero isso tudo como absurda,sempre existiram os felicianos,magicos,torcedores,de Paulo,Apollo,e ai vai.O que me preocupa e a fragilidade doutrinaria da Igreja,a responsabilidade do Pastor em colocar sua Igreja numa situação de contrangimento espiritual.Mas a radiografia da falta de conhecimento e atitude de não aceitar e pior do que os clones.

  11. Mt 7:15 "Acautelai-vos, porém , dos falsos profetas, quem vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores"
    Vamos seguir os ensinos de Jesus, pois nele não à confusão………….

  12. Olha !!! só você , que está aí do
    outro lado nem tudo é que parece ser! Pois são muitas as igrejas ,mas existe um só Deus esse Deus é meu pai ,não tem nada nem ninguém que possa saber a verdade ! o que meu pai escreveu são poucas coisas mas com verdade livros que os próprios homem escrevem , é fato ele esta chegando, e todos vão ver seu poder >>++_]}}
    aqui quem fala é filho dele para quem acreditar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui