Silvio Santos e a teologia da prosperidade

12
152
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

.

Por Leonardo G. Silva – Th.M.

Sempre afirmei que a teologia da prosperidade não é bíblica, e que o Deus que seus adeptos apresentam aos fiéis é um falso Deus, um deus inventado, fruto da imaginação humana e produto das demandas religiosas do mercado. Suas igrejas são parecidas ao Fast Food, onde você paga no caixa e leva o sanduiche. É o famoso fast faith, já mencionado em um ensaio do Léo Oliveira.

A descoberta é que, além da semelhança com o MacDonalds, a fé neopentecostal encontra um forte paralelo no homem do Baú. É isso mesmo: há um paralelo perfeito entre Silvio Santos e o deus pós-pentecostal:

“Senor Abravanel, carioca, nascido aos 12 de dezembro de 1930 fez fama e dinheiro, dentre outras coisas, vendendo o tão conhecido Baú da Felicidade: Um carnê de pagamento mensal que recompensava a fidelidade financeira dos seus clientes, com prêmios e mais prêmios. Eram eletrodomésticos, móveis, brinquedos, automóveis e até imóveis. Bastava adquirir o carnê e pagar todos os meses, rigorosamente em dia – como fazia questão de frizar o apresentador – para ter direito aos prêmios. […] Depois era só passar em uma de suas lojas e trocar o carnê pago por mercadorias. Ficou rico, fez fama e “ajudou” muita gente a realizar o sonho da casa própria.

Assine o Blesss

Hoje em dia, quantos são aqueles que querem fazer do seu carnê de dízimo, um carnê do Baú da Felicidade? Quantos são aqueles que, direcionados por seus líderes, acham que têm algum privilégio diante de Deus só porque pagam em dia a mensalidade? A igreja (me refiro à igreja local) tem se tornado num clube de investimento, numa espécie de bolsa de valores celestial. Você aplica hoje e amanhã tem rendimentos: Sete vezes mais, cem vezes mais, sei lá quanto; tudo vai depender da sua fé e da sua fidelidade financeira” [1]

É claro que qualquer semelhança entre Silvio Santos e Deus, muito mais que mera coincidência, constitui FRAUDE. Cristo não morreu na cruz para comprar pra você um carrão, casa própria, geladeira, etc. Isso a gente compra com dinheiro, cheque ou cartão de crédito. Cristo morreu para comprar a sua alma pecadora. Essa sim, caríssima. Não podia ser comprada mediante cheque, boleto bancário, cartão de crédito ou consórcio. Apenas o sangue de Jesus pode pagar! (1Pe 1.18-19)

Meu caro leitor: Não permita que essa gente te engane, dizendo que Deus tem um compromisso financeiro contigo, só porque você dá ofertas, dízimos ou cumpre fielmente os seus “votos” (sempre financeiros). Isso é mentira! Deus quer apenas que você viva para ele. Ele quer que você ande em santidade. Ora, conheço adúlteros, bêbados e calhordas que são fiéis dizimistas e patrocinadores de programas de TV. O próprio telepastor (aquele que vende as Palavrinhas de Vitória via SMS) sempre faz questão de lembrar que há centenas de pessoas incrédulas patrocinam seu programa. É claro: Ele promete o mundo em troca! Aí os caras se animam e decidem fazer uma “fézinha”, rs… Agora, dizer que isso lhes dá direito a riquezas, à colocar Deus contra a parede, a botar o dedão na cara dele e dizer “Eu determino!” (em outras palavras, dando uma ordem), é absurdo! Não sei de onde o telepastor tirou que Deus tem obrigação financeira com alguém, e ainda mais um incrédulo ateu! Esses mentirosos colocam os interesses pessoais acima da teologia e da virtude! São uns mercenários!

Os pregadores da teologia da prosperidade ensinam o crente a ser ambicioso e egoísta. Tudo se move em torno de interesses. Já não há ofertas ou doações; apenas troca. É o famoso toma lá, dá cá! Repito, pois vale a redundância: dentro do movimento da teologia da prosperidade, não se oferta: faz-se investimento. Ninguém dá nada a Deus; eles aplicam na bolsa de valores do céu. Mas acontece que Deus não deve nada para ninguém! Hipócritas, “quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?” (Rm 11.35). Ele não deve nada a mim, nem a você.

Abravanel é um homem de negócios. Ele sim, tem a obrigação de premiar seus clientes, pois está tudo em contrato. E para ele não importa se o cidadão é um adúltero, um fornicador ou homicida. Pagou em dia as mensalidades, então tem direito aos produtos na loja do Baú. E se não pagar, você prensa ele na parede: leva o caso para a justiça e obriga ele a cumprir o contrato! Com Deus é diferente; ele não é o Silvio Santos gospel. É claro que ele é dadivoso, generoso, mas acima de tudo ele é Soberano e Senhor. E não adianta determinar; ele não recebe ordens de ninguém. E de nada vale pagar o carnê em dia, se você pretende fazer permuta com o Todo-Poderoso. Ele não aceita ser colocado contra a parede, nem aceita ser manipulado. Ele é Deus, você é servo, e não o contrário.

***
[1] – A citação é de um texto de Danilo Miguel, no blog Sem Forma

(*) Leia também:
MacJesus: O fasth faith da igreja brasileira
MacCultos: A nova tendencia evangélica

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

12 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente, estou vendo tal prática adentrar as portas da igreja na qual congrego, de forma sorrateira. Não está vindo do púlpito, mas de alguns líderes ministériais que andam tentando alavancar ministérios da forma errada na venda de patu á, pato b, etc…

    É uma teologia da prosperidade apoioada num capitalismo desenfreado…
    O que mais me entristece é o fato de alguns membros estarem gostando da coisa e todos aqueles que se levantam contra saem feridos, …, machucados, com vontade de largar seu próprio posicionamento cristão, por começar a duvidar se o que defende é mesmo verdadeiro…

    as coisas andam dificeis nestas bandas… Que Deus continue a ter misericórdia de nós…
    … ando irado com isso

  2. Para quem não sabe, eis aí o motivo pelo qual o apóstolo Pedro é considerado “persona non grata” pelos adeptos da teologia da prosperidade:

    Simplesmente, por ele ter deixado a sua empresa de pesca, para seguir a Cristo.

    Eles torcem o nariz, por não poderem proceder como Pedro, que disse diante do coxo que há anos pedia esmola na porta do Templo: “ […]Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho de dou […]” ( Atos 3 : 6).

  3. É, meu amigo… é o legítimo… quem quer dinheirooo!!! Ou, quem quer bênção!!!! Quem quer isso, aquilo, etc… colocado de uma maneira em que o Sílvio Santos deles seria Deus, mas, neste caso, um deus mandado… estranho este deus… em nada lembra o meu…
    abraço

  4. .

    Olá, Ricardo.

    Também estou muito triste com tudo isso, Pensador. Estamos presenciando uma mudança catastrófica. Mudaram o evangelho! Roubaram a gloria de Deus! Transformaram púlpito em balcão, e pregação em mercadoria. A fé deixou de ser a esperança daquilo que não vemos. Ela agora é a varinha de condão, nas mãos imundas dos bruxos e feiticeiras gospel.

    Deus nos ajude.

    Caro Levi Bronzeado,

    Lembro-me também daquela ocasião em que o Senhor, constrangido pelos cobradores de impostos, teve que fazer o milagre da moeda na boca do peixe, pois ao que parece, andavam meio “duros”…

    Paz, Rodrigo.

    Já vi de tudo nessa vida: até um pastor mandar os crentes desempregados arrumar dinheiro emprestado para “ofertar” na igreja, sob a promessa de uma grande colheita financeira. Como não gosto de insinuações, darei nome aos bois: É o Silas Malafaia, e o vídeo está no Youtube, e também aqui no blog. É uma vergonha tudo isso. Que Deus nos ajude a ser como os de bereia, para não cair nesses engodos teológicos.

  5. Paz, Leonardo

    O que este pregadores fazem é a verdadeira inversão de valores, ensinando a riqueza como prioridade esquecendo que a salvação é prioridade. Cristo se entregou para salvar o pecador arrependido.
    Mas não podemos ficar parados olhando, temos que continuar batalhando e denunciando todo tipo de bizarrice cometida por tais pregadores contradizendo as escrituras.

    Um grande abraço a ti irmão.

    Uilson Camilo.

  6. Prezamado Leonardo,

    A Paz do Senhor!

    A maior prosperidade na vida do crente, é entender que a maior riqueza já nos foi entregue, e esta é a Salvação com o título de filho de Deus.

    Existe, uma outra riqueza nas mãos do crente. É a de conseguir, não ser enganado pelos homens cheios de heresias. Portanto, é momento de vigiar e produzir frutos dignos de arrependimento.

    Continue, nesta sua maneira especial de mostrar aos semi-convertidos, o que, nestes tempos de enganos, e de corações voltados à prosperidade, que vigiar se faz necessário, pois, vale muito o vigiar e orar.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  7. PAZ aos irmãos.
    Ando aborrecido com pregações que só falam de prosperidade,estão querendo fincar os crentes aqui na terra, mas as coisas que Deus tem preparado para nós, são celestiais,mas parece que o povo de Deus,gosta de ser enganado, sou pastor auxiliar de uma igreja e tenho sofrido alguns problemas porquê sou contra a teologia da prosperidade e prego contra isso e muitos não gostam, mas continuarei pregando a verdade.
    “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

  8. é engraçado…O q vc faz quando vc quer comprar um carro? uma casa ou uma apartamento? ou vc nao quer isso pq sao coisas terrenas vc anda de jegue?..é lindo vc chamar o cara de tele pastor, de uma forma ironica por sinal…sms e etc, O DIABO USA ISSO DIA E NOITE E LEVA MILHARES DE PESSOAS…ENQUANTO VC TEM UMA BLOG PARA CRITICAR PESSOAS Q ESTAO USANDO UM MEIO Q VC NAO TEM IDEIA O TANTO DE PESSOAS COM A PALAVRA DE DEUS, UM SMS PODE SALVAR UM VIDA…INFELIZMENTE PESSOAS COMO VC FAZ Q PARE O AVANÇO DA PALAVRA DE DEUS!! PESSOAS COMO VC ATRAZOU A IGREJA DURANTE MUITO TEMPO, ENQUANTO VC GASTA TEM O SEU VIZINHO TA INDO AO INFERNO E VC NUNCA DISSE Q JESUS O AMA…É SIMPLES VC TER UM BLOG PARA JULGAR NÉ? CUIADO…NÃO SENTE NO TRONO, NAO QUEIRA FAZER O PAPAEL DE DEUS…FAÇA UMA BLOG FALANDO DO AMOR DE DEUS…DE COMO É BOM SERVI-LO…PQ VC TA DIVIDINDO O REINO…

  9. Irma bete diz:
    Paz do Senhor Jesus meus irmaos eu tambem estou bastante perplexa,com esta onda de apostasias nas igrejas e esta teologia satanica..Eu amo somente aquilo que o Senhor me concede segundo a Sua vontade..Pois sabemos que o nosso Tesouro esta nas mansoes Celestiais..Maranata!!
    Gostei do artigo,continue divulgando..Amem!!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui