Se um pregador faz milagres, então ele é de Deus?

18
332
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

.


Por Leonardo Gonçalves
.
Quero deixar claro para o leitor que ainda não sei tudo, e o que sei, não o sei como deveria saber. Mas tem uma coisa: eu aprendi certo. Deixe-me então, com muita humildade e temor porque não quero magoar ninguém, expressar o que eu entendo disso tudo aí.

Em primeiro lugar, quero dizer que não são os milagres que determinam quem é servo de Deus e quem não é. Quer exemplos bíblicos? Então vamos lá!

Havia em Samaria um cara chamado Simão, que fazia algumas coisas fantásticas e prodigiosas. A Bíblia deixa claro que nem crente ele era, mas o povo chamava ele de “O grande Poder de Deus!” (At 8.9-10). Simão não passava de um bruxo sem Deus, mas para muitos ele era o verdadeiro “Labachéia”, o “canelinha de fogo”, o “reteté” em forma de gente, quando na verdade ele era só mais um enganador. Ora, se a Bíblia diz que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, era de se esperar que os seus ministros também se dirfarçassem de ministros da justiça (2Co 11.14-15).

O outro exemplo é o de um camarada que pregava no deserto e batizava no Jordão, comedor de ganhafanhoto com mel, rs… Sim, é ele mesmo: João Batista! Esse sim era O-k.a.r.a., tanto que o próprio Jesus deu testemunho dele quando disse que “entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista” (Mt 11.11). Nem Moisés, nem Elias e Eliseu, ninguém foi maior que João Batista, segundo Jesus.

Assine o Blesss

Agora quero fazer uma pergunta: quantos milagres fez o irmão João Batista? Quantos? Nenhum! Sim, o irmão João Batista, esse tremendo servo de Deus não fez nenhum milagre. Pelo menos é isso que diz a Bíblia em João 10.41. Nem um milagrinho… nem mesmo um dentinho de ouro, nem uma dorzinha de cabeça ele curou!

Mas, voltando ao nosso tema central, vemos que a maior dúvida ainda é “como saber quem é de Deus e quem não é; quem fala a verdade e quem é o Forest Gump versão gospel”. Como podemos descubrir isso?

Vamos dar uma lida juntos no texto de João 10.41-42 para ver se descobrimos:

“E muitos iam ter com ele e diziam: Na verdade, João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade. E muitos ali creram nele”.

João era um homem grande aos olhos de Deus porque dizia apenas a verdade. Ele não inventava modas, não fazia extravagâncias e nem distorcia as Escrituras. Quando ele falava, falava de Cristo; “Eis o cordeiro de Deus…”, ele dizia! Era um pregador genuinamente cristocêntrico. E tem mais: João detestava holofotes, out-doors e todo tipo de panfletagem acerca dele mesmo. “Convém que ele cresça e que eu dimunua”, era o seu lema de ministério (Jo 3.30).

Agora vamos ao pregador “Narciso”, que deu origem a essa postagem. O anuncio dele começa com a divulgação de uma cruzada profética, cujo referencial é:

– Avivamento
– Restauração
– Curas e Libertações

– Explosão de Milagres

E os dois piores…

– Batismo da prosperidade: Onde está isso na Bíblia?; e…
– Visão de Raio-X: Que diacho de dom é esse, meus irmãos? Onde podemos encontrá-lo?

Como podemos ver, esse camarada não tem nada em comum com João Batista, que não queria chamar a atenção para si, e sim para Cristo. Ele tem muito mais em comum com o Simão de Samaria, que “inchava” todo quando lhe chamavam de “o grande Poder de Deus”, o super labachéia, canela-de-fogo, treme-terra, o alabaredado, mas… infelizmente, oco por dentro. Cair nessa é deixar-se iludir por suas artes mágicas.

Esse pregador realmente faz jus ao nome que recebeu: “Narciso” – aquele que segundo a mitologia grega teria uma vida longa, desde que jamais contemplasse a própria imagem. Mas tanto lhe elogiaram a beleza que ele foi movido pela curiosidade e um dia decidiu ver seu reflexo no espelho d’água. Ficou tão apaixonado pelo seu próprio reflexo que foi consumido pelo orgulho e vaidade. E assim, por causa da sua “paixonite” por si mesmo, Narciso, o herói filho do deus, perdeu o poder de viver por longos dias.

Semelhante a Narciso, muitos pregadores preferem adorar a própria imagem do que deixar resplandecer a imagem de Deus. Esses, definitivamente, pregadores de mentiras e amantes de si mesmos, não são verdadeiros servos de Deus.

***

(*) O texto foi escrito em resposta a uma irmã, leitora do blog, acerca de um comentário sobre um pregador chamado Narciso

(*) A foto acima é de um dos personagens do filme “quarteto fantástico”, e é uma homenagem aos pregadores “labachéias” e “labaredas” do nosso Brasil, rs…

.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

18 COMENTÁRIOS

  1. Caro Leonardo,

    João Batista é mesmo um grande exemplo de pregador que agrada a Deus. Deus valoriza os milagres, mas não os prioriza (1 Co 12.28). Ele prioriza a verdade da sua Palavra (Jo 14.23). E o texto de Deuteronômio 13.1-4 é muito claro quanto ao assunto analisado pelo irmão. Parabéns pelo artigo!

    Outrossim, desculpe-me da intromissão, mas o texto que menciona os ministros da injustiça é 2 Coríntios 11, e não 1 Coríntios 11.

    Um grande abraço.

    Ciro Sanches Zibordi

  2. Pastor Ciro Sanches,

    Realmente, como o senhor mesmo diz em seu livro “Mais Erros que os Pregadores devem evitar”, faltam pregadores como João Batista.

    Quanto ao versículo citado pelo irmão, não é nenhuma intromissão, é uma correção muito bem vinda. Já fiz a alteração no texto. Muito obrigado por notar e comentar.

    Que Deus continue abençoando-o em seu blog e te inspire em escrever mais livros edificantes.

    Em Cristo Jesus,

    Leonardo G. Silva

  3. O “evangelho” da prosperidade se tornou uma praga no nosso meio.
    E é contrário a tudo que Cristo viveu e ensinou:
    humildade, simplicidade, a não desejar coisas altivas…
    O que vemos hoje é uma busca desenfreada por coisas mundanas e passageiras que os ladrões roubam e a ferrugem corrói.
    Tudo isso incentivado e alicerçado em crenças do tipo “somos filhos do Rei”, “somos cabeça e não cauda”…
    Que a simplicidade de Jesua habite em nosso viver e que lembremos da antiga canção:
    “Riquezas não preciso ter, mas sim celestes bens(…)
    Com Cristo estou contente.Ele me satisfaz.”
    CC 396.

  4. Caro irmão,a paz!
    Estou mt feliz pela sua vida.Vc é uma benção nas mãos do Senhor paraesclarecer mts erros dos nossos pregadores.Digo a vc que Deus me guiou ao seu blog,pois desde qd li em João que o Espírito Santo me guiaria a toda a verdade,Ele me tem mostrado mts erros e modismosque vem acontecendo hj dentro das Igrejas.Passei 4 anos na IURD,confesso que estive cego,mas graças a Deus,Ele me liberto daquele Egito espiritual.Hj estou na IMW.Encontrei algumas coisas erradas tbm lá,mas aonde tem humanos,tem erro,mas o mais importante é que com a ajuda de Deus e de vc,e varios outros blogs e estudos,venho aprendendo muitas coisas e as tenho ensinado aos meus irmãos a não cairem nos erros e enganos de hj.Muito obrigado,continue,não pare,e tenha certeza que td q vc ta fazendo não está sendo em vão,pois eu sou uma prova viva que vc está sendo guiado por Deus.Deus te abençoe!A paz!

    Ednelson Rodrigo Sales Coelho, Maués-Am

  5. Olá Leonardo

    Estou me deliciando com as suas críticas mais que justas contra esses pregadores labaredas do Brasil.
    Por falar em crítica, quero lhe fazer uma pergunta:

    Qual a sua opinião sobre os fantasiosos e emotivos apelos de final de culto em nosso meio?

    Antes de responder leia primeiro o texto que postei recentemente: “A HORA DO APELO”

    Cordialmente,
    Levi B. Santos (www.levibronze.blogspot.com)

  6. Meu Caro Irmão Léo,
    Esse Narciso realmente é um superpregador……
    visão de raio-x ele enxerga longe eim…..
    Mas glorifico ao Senhor que em meio à estes artistas da oratória tem levantado homens e mulheres como você compromissados com as verdades da Bíblia
    Que Deus continue te abençoando uma abraço
    Uilson Camilo

  7. Olá, Irmã Rosa

    Me alegro muito em saber que esse blog tem sido uma bênção para a irmã, mas acrescento que um blog sem comentários, participações e leitores não tem a menor graça. Por isso é que eu sempre digo que são vocês leitores que fazem desse espaço tão especial.

    Também me indigno com esse “evangelho” da prosperidade, protesto contra ele e oro para que os seus propagadores possam abandonar suas heresias, tornando-se verdadeiros cristãos.

    Que Deus te abençoe e obrigado pela visita!

    Leonardo G. Silva

    Paz, Ed 100% Maués!

    O irmão deve ter percebido que esse blog é muito simples, nem chamo meus rabiscos de artigos, prefiro chamá-los de “notinhas”, rs… Contudo, se falta sofisticação ao expressar as idéias, sobra o zelo: é o zelo cristão e a indignação com o atual estado da igreja que é traduzido em palavras aqui nesse espaço.

    Fico feliz em saber que o irmão foi liberto dessa cegueira espiritual, que é muito pior do que a cegueira física, pois é uma doença da alma.

    Agora, com os olhos bem abertos e vendo a luz do Evangelho de Cristo, te motivo a que compartilhe o seu testemunho e a sua fé. Creio que Deus o libertou do engano para que o irmão pudesse ajudar a muitos que estão sendo oprimidos não por “encoxtos”, mas por líderes avarentos que pregam mentira e exploram a boa vontade do nosso povo brasileiro.

    Muito obrigado pela visita e comentário, e que Deus te abençoe;

    Leonardo G. Silva

    Oi, Levi!

    Posso dizer ao irmão que a minha indignação se estende aos “fantasiosos e emotivos apelos de final de culto em nosso meio”, sempre que eles são, de fato, fantasiosos e emotivos.

    Disso se pode ver que não sou contra o apelo em si, e sim contra a forma que ele é feito. Para ser franco, eu creio que o “apelo” deve ser a própria mensagem. E mais: não é a repetição de uma “reza gospel” (as típicas orações repetidas pelos que vêm à frente do “altar”) que vai garantir a salvação. Somos salvos por crer, e não por “rezinhas” místicas…

    Abraço fraterno,

    Leonardo G. Silva

    A Paz do Senhor, Uílson Camilo!

    Os pregadores “Narciso” são uma espécie de Magaiver gospel, de X-mans evangélicos. Aliás, tenho minhas razões para crer que esse cara não se graduou em um seminário teológico qualquer, e sim na escola do professor Charles Xavier ^^…

    Abração, e obrigado pela visita e comentário;

    Leonardo G. Silva

  8. Realmente, esse Narciso esteve na minah igreja pregando e “forçando” os crentes a fazer votos de R$50, R$100,00 e R$200,00. Primeiro ele pedia p/ o povo fazer o voto e depois faziam fila, e em seguida tinha que pegar o voto, ou seja, a pessoa na fila, envergonhada acabava pegando o voto. Durante sua pregação ele caiu em muitas contradições. Durante os dias que esteve, a igreja estava lotada de visitantes, ele não pregou a essência do evangelho: a Cruz de Cristo.
    Ele disse que só seria abençoado quem fizesse o voto. Agora eu te pergunto: Onde, na bíblia, Deus faz promessa em votos??? Não é somente em dízimos e ofertas???
    Muitas pessoas ficaram escandalizadas com esse rapaz, que Deus tenha misericórdia de minha alma se estiver errado qto a isso, mas não concordei com as atitudes do missionário.

  9. Naquele dia virão para Ele pessoas dizendo: mas Senhor, em teu nome não expulsamos demonios, curamos enfermos e operamos maravilhas? E Jesus expressamente responderá: Afastai-vos de mim (vos que praticais a iniquidade) pois eu não vos conheço…
    Moral da história: Fazer milagre não significa ser de Deus…

    Gostei disso ó, vou escrever sobre esse assunto, não tão brilhante quanto meu irmão leo, mas vou arriscar mesmo assim, isso é muito importante estar bem esclarecido e quanto mais nos expressarmos, melhor..
    Paz a todos..

  10. Caramba Leonardo, vc é um traíra mesmo!
    O cara esteve em Jundiaí nos dias 08/02,(meu aniversário de casamento) e 11/02, (meu aniversário), seria o presente, (de grego, é lógico!), que meu marido poderia ter me dado, mas a informação chegou tarde e eu perdi a oportunidade de receber o batismo da prosperidade.

    Sério, Leonardo, vou ficar de greve do seu blog por pelo menos 7 minutos. Vou fazer a campanha dos sete pra ver se esse homem de deus vem pro ABC paulista.

    Agora sem brincadeiras, fiquei muito triste ao ler o comentário da irmã que defendeu esse Narciso. Meu Deus o que ela está fazendo na igreja por nove anos que não aprendeu que isso não existe, e o pior é ele ter espaço no púlpito.
    Graças a Deus que onde congrego não aparece essas coisas, meu pastor é mal visto pelas lideranças do meio gospel e em geral as ovelhas que lá congregam também. Glória a Deus!

  11. querido irmão leonardo,sou o pastor Sandro becegato da cidade de campinas,tive uma experiencia desagradavel com o pr.narciso,marcamos trabalho com ele em nossa igreja com um mes de antecedencia,e ele cancelou no dia por motivos pessoais,mas Deus o abençoe,quero pedir ao irmão que tome cuidado com julgamentos,o dom de maravilhas e milagres é biblico,sou um estudioso e amante da palavra,mas não ignoro que o espirito Santo opera de forma diversa,minha filha foi curada de uma enfernidade,por um pastor batista que tem este raio-x espiritual,unção e graça de Deus seu nome é pr.antonio silvestrini,um abraço meu querido,a paz de Cristo

  12. Paz a todos os irmãos!

    Entendo perfeitamente o sentimento de indgnação que vcs tem em relação a pregadores que se autopromovem com os dons que foram dados por DEUS, porém é necessário ter cautela com os préjulgamentos, como bem disse o Pr Sandro. Eu também conheci o pastor o pastor Antonio Silvestrini e posso afirmar que era homem de DEUS, tremendamente usado com o dom de raio X, tenho inúmeros testemunhos desse dom, inclusive minha vida, pois ele foi a primeira pessoa que me viu no ventre de minha mãe. Hoje o pastor Antonio Silvestrini já está com o Senhor, mas creio e confio que DEUS delegará isso a outra pessoa cujo coração seja puro e sincero. DEUS abençõe a todos!

  13. A paz do Senhor, o Pr. sitado logo acima(Pr. Antonio Silvestrini), possuia este dom de raio-x.
    Ele faleceu no dia 16/11/2009, onde eu estava acompanhando e apreendendo com este servo de Deus.
    Tudo que ele fazia era para honra e gloria de Deus. Onde neste ministerio o Snehor capacitou com interpretação de Linguas e algumas outras "ferramentas" que Deus concedeu para ser usada na casa do Senhor em pro das vidas.
    Onde o Senhor de modo estrategico operava sinais e vidas eram alcançadas e se convertiam a Jesus Cristo e não ao homem antonio, nem a João, a Paulo, ou Apolo, mas a JESUS.

    PAZ

    Deus Abrnçoe a Todos.

    Guilherme Bertuol

  14. A paz do Senhor a todos

    Não só conheci o pastor Antônio Silvestrini como convivi com ele por muitos anos, hoje está com o Senhor, mas verdadeiramente era um homem de Deus. O que o tornava tão especial não era os dons que tinha, mas a intimidade com Deus, o exemplo de fé e otimismo, a dedicação em ajudar os irmãos. Ah! os dons…Os dons eram presentes de Deus.
    Esse raio-X existe sim, por meio dessa visão espiritual muitas vidas foram abençoadas.
    Concordo que devemos tomar cuidado com visões e profecias, pois se não forem de Deus podem destruir vidas, mas durante 25 anos testemunhei a veracidade desse dom que o pastor Antonio tinha e acredito que por todo Brasil e até fora dele há pessoas que compartilham desse testemunho.
    Peço a Deus que em sua infinita misericórdia capacite homens como ele para que sejam instrumentos do Senhor aqui na Terra

    Graça e Paz
    Márcia V. Fernandes

  15. Pastor a cada dia tenho participado de congressos e vendo milagres, o milagre que quero em minha vida é prosperidade, e equilibrio financeiro, e mais deichar de trabalhar tanto como vendedor e não ver resultados, meu sonho é ter um restaurante com o nome santa ceia, ou algo relacionada, a jesus, tem que ser tudo do bom e do melhor, não vende cigarros e nem bebidas alcoolicas, mas vende saude e comida boa, musica ambiente gospel e instrumental, pode ate ser algo como brasileirinho para relachar, mais abrir a boc, só o senhor é deus, to a procura deste milagre, senhor…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui