Respostas para o site “Papo de Teólogo”

2
64
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

.


O René Vasconcelos, do site Papo de Teólogo está fazendo uma pesquisa, e para isso ele pediu a ajuda de alguns blogueiros. O que segue são às minhas respostas ao amigo René.

Assine o Blesss

Para quem é exigente e não bebe leite sem antes saber a cor da vaca, essa “entrevista” vai te possibilitar saber “em que mato você está lenhando!” rs…

PDT: A que denominação você pertence? Você é simples frequentador ou atuante nos serviços da igreja? Você apóia todas as doutrinas praticadas por ela? Explique.
Pela graça de Deus, sou ministro das Assembléias de Deus no Brasil e missionário dessa igreja na cidade de Piura, no norte do Peru – onde trabalho junto com uma missão batista, com uma visão interdenominacional para alcançar o povo peruano.

Não concordo com todas as doutrinas praticadas pela minha denominação (o arminianismo, por exemplo), mas creio que o desacordo doutrinário é pequeno. Preocupante mesmo são certas praxes heréticas das Assembléias de Deus, que embora não façam parte do credo dessa denominação, são toleradas nas igrejas.

PDT: O que o prende à sua denominação? Qual o diferencial dela em relação às outras denominações evangélicas?
Ninguém pode negar a contribuição da Assembléia de Deus para a evangelização do Brasil. Hoje em dia, onde você chegar, vai encontrar pelo menos um templo das AD’s na cidade ou na região. Creio que o zelo missionário é o diferencial dessa igreja.

PDT: Sem jargões: o que é Deus para você pessoalmente?
Deus é tudo aquilo que eu preciso, é aquele que me completa. É o ser sem o qual tudo fica desconexo. É ele quem dá sentido à minha vida.

PDT: O que faz um homem ser diferencial em termos de vida cristã?
Eu acho que é a consciência de que ele é moralmente e espiritualmente miserável, não havendo esperança para ele longe da graça divina. Essa consciência nos leva a termos atitudes cristãs, mas não com a motivação farisaica de ser visto pelos demais, e sim por amor a Deus e desejo de fazer a sua vontade.

PDT: Qual o seu nível de conhecimento bíblico? Você a estuda, a lê diariamente ou só a abre nos cultos?
Procuro sempre ler a Bíblia, bons livros, etc. Faço leituras devocionais da Bíblia todos os dias, e leituras “exegéticas” umas 3 vezes por semana. Considero a leitura da Bíblia como algo importantíssimo para o cristão. Para mim, um crente sem Bíblia é tão estranho quanto um casamento sem cônjuge.

PDT: E como você enxerga a Bíblia? Ela é ou contém a Palavra de Deus? Por quê?
Creio que a Bíblia é um livro de Deus. Sua singularidade, seus múltiplos autores, seu poder de sobrevivência, e sua capacidade para transformar vidas são fatores que atestam que a Bíblia é a Palavra de Deus.

PDT: Como você enxerga o momento evangélico atual no Brasil?
O “momento evangélico” no Brasil não é bom. Na verdade, eu não sei se algum dia a coisa esteve tão ruim… As igrejas estão se multiplicando, é verdade, mas não de forma saudável. Abundam as heresias e modismos, e falta-nos o verdadeiro zelo missionário. A igreja brasileira é uma igreja obesa, com colesterol alto e diabetes!

PDT: Como a Igreja pode mudar a vida das pessoas que a frequentam e que a rodeiam?
De duas formas: Pregando a verdadeira Palavra de Deus e vivendo o cristianismo com autenticidade. Nenhum argumento apologético é tão poderoso como o testemunho de uma vida totalmente consagrada a Deus. Como diz Ravi Zacharias, “o maior obstáculo para o impacto do evangelho não é a nossa inabilidade de oferecer respostas, e sim a nossa falha em vivê-lo completamente”.

PDT: De que forma poderíamos mudar a forma como a mídia – e o mundo em geral – enxerga a Igreja?
Temos que reconhecer que, em muitos casos, a mídia tem a razão. Há dezenas de situações recentes envolvendo escândalo e corrupção no meio evangélico, e negar a veracidade dessas informações é ter um comportamento de avestruz! Creio que a melhor forma de mudar o modo como a mídia vê os evangélicos é nos unindo a ela – sempre que ela tiver a razão. Acho que fazendo assim, eles verão que existe um evangelicalismo sério, que contrasta com aquela versão fajuta do cristianismo, e que também se opõe a ela.

PDT: Como você enxerga a teologia cristã? Como a “letra que mata” ou a “verdade que liberta”? Por que e como ela poderia ajudar o cristianismo?
A teologia cristã não mata ninguém. Ela é extremamente necessária, quer como ferramenta ministerial para os obreiros, quer como subsídio que fortalece a fé do leigo. Não é o excesso de raciocínio que está matando a igreja contemporânea, e sim a falta dele! Os crentes brasileiros precisam fazer as pazes com a teologia, principalmente com a apologética cristã.
.
.
Essas foram as minhas respostas às perguntas do René Vasconcelos, do site Papo de Teólogo.

Você também pode responder esse questionário! Se quiser fazê-lo, não esqueça de encaminhar suas respostas para o e-mail: papodeteologo@gmail.com

.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

2 COMENTÁRIOS

  1. 01-Infelizmente não pertenço a nenhuma denominação.

    02-O que não está me prendendo a nenhum denominação é a total ausência da Palavra de DEUS nelas.

    03-DEUS é o meu tudo, sem Ele não sou nada. Não consigo me imaginar sem Ele, só de tentar dói e dói muito. Dói ver o que estão fazendo com JESUS.

    04-Seguir verdadeiramente a JESUS, em todos os aspectos, crescer para chegar a estatura d'Ele que é o varão perfeito.

    05-Leio e estudo a Bíblia, não tanto quanto já fiz no passado.

    06-A Bíblia é a Palavra de DEUS, é o referencial para todo aquele que quer seguir JESUS.

    07-O momento evangélico no Brasil é um caos, uma catástrofe; em alguns casos não se consegue diferenciar se a igreja é realmente evangélica ou se é mais um terreiro de macumba ou pior.

  2. 08-A igreja tem que ser sal na terra e luz no mundo. só assim ela pode fazer o que deve ser feito como igreja e deve também meditar na Palavra de DEUS em todo tempo.

    09-Parando de envergonhar o Evangelho do Senhor JESUS, vivendo e pregando verdadeiramente a Palavra de DEUS.

    10-A verdade que liberta é o Senhor JESUS. Ler a Bíblia nos leva a aprender mais sobre Ele e a percebê-lo em nossas vidas.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui