Idolatria geográfica

17
163
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

.

Por Valério Nascimento

Recentemente assisti em um programa de televisão daqui do nosso estado, uma peregrinação a Israel. Quando as pessoas que estavam naquela peregrinação, chegaram ao rio Jordão, alguns foram batizados e outros rebatizados. O argumento dos pastores para os seus próprios rebatismos foi o seguinte: “nós estamos renovando a nossa aliança com Deus”. Isto por causa da localização geográfica. Como se o rio Jordão tivesse um poder especial, ou se as águas fossem realmente purificadoras. Infelizmente as pessoas estão idolatrando lugares.
.
Este erro faz com que o homem tire o foco Daquele que realmente precisa ser reverenciado, independentemente da localização geográfica que é Deus. Por mais que sejamos repetitivos, a verdade é que precisamos voltar urgentemente para o estudo da Palavra. Se levarmos a sério esta responsabilidade, entenderemos claramente que não são localizações geográficas que realizam algo na vida do homem, mas sim o poderoso Deus.
.
É bem verdade que existem alguns filhos do diabo que estão usando a ignorância das pessoas para roubar, mediante promessas falsas usando localizações geográficas denotando uma ação de Deus. Mas existem outras pessoas que não são assim, agem dando grande importância a localizações geográficas, pois ainda não conhecem como deveriam conhecer as Escrituras.
.
Aqueles que levam a sério o estudo das Escrituras podem e devem ser discipuladores, ensinando a Verdade que emana de Deus. Quando isto acontece o erro passa a ser percebido como erro, assim “o justo é liberto pelo conhecimento” (Pv.11.9b),isto no caso dos crentes. Já no caso os falsos mestres o que ocorre é que eles são desmascarados. Este é o meio de se combater à idolatria geográfica.
.
***
.
Fato curioso: Buscando uma imagem que pudesse ilustrar o tema da Idolatria Geográfica, acabei encontrando a foto que aparece nessa postagem. Dê uma olhadinha e tente descobrir quem é que aparece se rebatizando no Jordão…
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

17 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse só eu que visse que essa mulher é TESSALONICENSSICAMENTE enviada por Deus, podia até começar a achar que era implicância minha, mas irmãos atentos como você têm comprovado minhas teorias a cada dia.
    Me acalma ver gente ainda capaz de chamar pecado, idolatria e apostasia por seus nomes verdadeiros e não ficar querendo disfarçar isso com nomes modernosos como “resgate”, “restauração” e “avivamento”.

    Por falar nisso, citei o “Púlpito Cristão” neste post:
    http://teophilo.blogspot.com/2008/12/para-bons-entendedores.html

    Que o Senhor nosso Deus continue te protegendo e abençoando com saúde e sabedoria!

  2. Prezado Pastor,

    A TvNet Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”

    Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet

    Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line)

    Os Programas podem ser de entrevista, Debates, louvor, ensino da Palavra Etc…

    em relação aos cultos, aconselhamos serem colocados no ar a Adoração (louvor),

    Avisos da Igreja e Palavra (não precisa ser nessa ordem).

    Estas inserções, com no mínimo 0:10 m e no máximo 1:00 h, podem ser programas

    criados pelo Cliente ou Cultos semanais.

    Por favor, acesse nosso site para maiores informações

    http://tvnet.site40.net

    http://www.voxphone.info/produtos.asp?produto=129

    http://tvadb.wwebtvbr.com

    A paz

    Carlos Duarte

  3. Para quem tem costume de promover viagens de “peregrinação” a Israel narra que, no ponto de vista dos judeus nativos, essa viagem dos cristãos à Terra Santa é viajar a uma Disneylândia espiritual. Ir a Israel e não se “batizar” no rio Jordão é como ir a Disney e não ver o Mickey.
    Isso demonstra que a característica de que Deus habita em um local fixo, em uma geografia definida (o templo) presente no judaísmo contaminou a mentalidade cristã, onde os templos tem mais proeminência que o ser humano, esse sim unico local onde Deus faz habitação.
    Esse paradigma faz dos cristãos peregrinos figuras esquisitas em um contexto ultrapassado, uma vez que não se coloca vinho novo em odre velho, nem remendo novo em pano velho.
    É como uma calça jeans nova querendo ser lavada com alvejante para ficar velha. Enquanto os cristãos viajarem para Isreal imbuídos do desejo de viverem o judaísmo, continuarão sendo objeto de galhofa daqueles quem tanto prezam.

  4. É lamnetável esta foto da Ana travestida de senhora… Será que as pessoas não sentem um gosto diabólico de denegrir quem está em evidência? Por que não oramos e choramos pela vida da nosa irmã, para que se há alguma verdade no que se tem comentado Deus restaure a vida dela? Esquecemos que o amor é o maior dom? E é uma ordem amar? Deus tenha misericórdia de muitas línguas… Com dor, Guiomar.

  5. Olá Walter,

    Se eu fosse depender de viagem a Israel para ser abençoado, estaria baixo anátema. Mas não tem problema: Quem não tem dinheiro para pagar o avião até Israel, pode pegar o busão pra BH e se afogar na Lagoinha.

    Theófilo,

    Infelizmente ainda tem gente que acha normal esse ecumenismo gospel e exploração do mercado financeiro da ICAR. Vale tudo pra vender um CD, até mesmo pisar a Palavra e confundir o santo e o profano. Lamentável…

    Linda,

    Olá minha amiga! Que demora para mandar esse link, hein? rs…

    Abraço.

    Paz Eliezér;

    Ainda não tinha pensado na analogia da Disneylândia, mas tem tudo a ver… Porém, observando a foto, confesso que não consegui achar o Mickey; só aquele cachorrinho amigo dele… Como é que ele se chamava mesmo? Ah… lembrei: o PATETA!

    Paz Guiomar Barba;

    Gostaria de salientar que não é a minha intenção “denegrir que está em evidência”. Se você leu o artigo e assistiu o vídeo, então pode perceber que o tema é a atitude ecumênica da cantora da lagoinha e seu relacionamento com a ICAR.

    Será que você tem algo a dizer sobre esse mercado gospel? Concorda? Discorda? Sua opinião é muito importante para nós.

    Um abraço fraternal e que Deus te abençoe.

    Em Cristo;

    Leonardo G. Silva – BD; Th.M
    Dono do blog PULPITO CRISTÃO

  6. Paz Edilene,

    Será que para “refazer a aliança” é mesmo necessário ser batizado de novo, e ainda mais em Israel? Em que passagem bíblica esse costume de rabatizar-se está baseado?

    Quanto à questão de que “Melhor refazer a aliança, do que batizar criança”, eu fico muito triste em saber que nós, os cristãos, nos contentamos com tão pouco, e acabamos por “justificar de heresia” aquele que é “menos pior”. Tipo assim: Já que está todo mundo errado, vamos dar uma moral pra coitada, porque ela errou menos. Isso me faz pensar no nosso tão sofrido povo brasileiro, que quando chega a epoca de eleição, escolhe o canditado “menos pior”, ou o que “robou menos”, ou ainda aquele candidato estilo Paulo Maluf, que “rouba, mas ao menos faz algo”.

    Quanto à base bíblica, não encontrei na Bíblia base nem para o batismo infantil, nem para o rebatismo. Contudo, considero a prática do rebatismo ainda mais deplorável, porque quem é batizado na infância, é levado pelos pais, é coagido e não tem idéia do que está fazendo. Já os que se rebatizam em Israel não podem apresentar a mesma justificativa, pois o rebatismo deles é voluntário e consciente.

    Muito obrigado pelo comentário, e que Deus te abençoe.

    Em Cristo;

    Leonardo G. Silva

  7. Provérbios 12:23 ¶ O homem prudente encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia.
    Provérbios 14:8 ¶ A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano.
    Provérbios 14:18 ¶ Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento.
    Provérbios 14:24 ¶ A coroa dos sábios é a sua riqueza, a estultícia dos tolos é só estultícia.
    Provérbios 15:2 ¶ A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.
    Provérbios 15:14 ¶ O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.
    Provérbios 15:21 ¶ A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente.
    Provérbios 16:22 ¶ O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.
    Provérbios 17:12 ¶ Encontre-se o homem com a ursa roubada dos filhos, mas não com o louco na sua estultícia.
    Provérbios 18:13 ¶ O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.
    Provérbios 19:3 ¶ A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o SENHOR.
    Provérbios 22:15 ¶ A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.
    Provérbios 26:4 ¶ Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.
    Provérbios 26:5 Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
    Provérbios 26:11 ¶ Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.
    Provérbios 27:22 ¶ Ainda que repreendas o tolo como quem bate o trigo com a mão de gral entre grãos pilados, não se apartará dele a sua estultícia.

  8. Heb 10:29 – De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

    Lí e amei esta frase,está costurando novamente o véu q foi RASGADO na cruz, Só falta começarem a sacrificar os animais.

  9. Nós somos o templo do Espírito Santo, não precisamos de templos de pedra para adorar a Deus, uma prova disso, é que na bíblia vemos que os altares construídos para adorar a Deus foram destruídos, pois creio que isso também serve pra mostrar que aonde Deus habita é em nós e não em um prédio.

    Não estou defendendo que não vamos para a "Igreja", nem muito menos que não comunguemos com os irmãos nos templos e fora deles. E sim, que não precisamos ir até o Jordão para sermos batizados, não precisamos ir a Israel para conhecermos a Cristo, ao Deus Altíssimo. Fazemos isso de onde estamos.

    Os cristãos protestantes estão cometendo os mesmos erros de Israel, sua obsessão por templos gigantescos, fixação por tradições que não significam nada, pois a comunhão com Cristo é o que importa. Vemos inclusive, Igreja com a bandeira de Israel no púlpito, pelo amor de Deus, estamos voltando e não é para o primeiro amor, e sim para o falso.

    Deus fez uma aliança com Israel, e essa ele cumprirá mesmo eles sendo desobedientes, Jesus mandou que orássemos por Jerusalém, pois é a cidade escolhida do Senhor; em vários momentos na bíblia somos refiridos como a Jerusalém eleita, mas o que vemos hoje não é uma pura oração pelo povo escolhido de Deus, mas uma "Israeldolatria".

    Somos produto de outra aliança, JESUS CRISTO que se fez carne e habitou entre nós, morreu por nós, se fez maldição por nós no madeiro, para que fôssemos perdoados do pecado, para que tivéssemos vida em abundância, livre acesso a Deus.

    Parece que muitos irmãos querem voltar a lei, adorar a Deus com um véu na sua frente, precisando de um sacerdote levita pra isso.

    Oremos pela Igreja do Senhor, pois ela está se desviando de Cristo, e sabemos o que acontece quando nos afastamos de Deus, foi isso lá em Adão e Eva, com Noé, com os Judeus desobedientes, com a Igreja Católica, a lista é loooonga. Mas isso faz se cumprir o que Jesus já nos disse.

    Deus seja louvado, e que quem tiver em pé que cuide para que não caia. Vigiemos! Deus nos ajude e nos capacite. Amém.

  10. Tem uma grande massa de "cristãos" que ainda não sabe que não somos filhos da escrava, mas da livre (Gálatas 4:25,26,31) e assim continuamente erram por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus (Mateus 22:29).

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui